terça-feira, 16 de outubro de 2012

Batata recheada

Batatas Recheadas com estrogonofe de frango
Esse é um prato muito saboroso e fácil de fazer

INGREDIENTES: Batatas grandes

RECHEIO: eu usei estrogonofe de frango e queijo

MODO DE PREPARO:
Cozinhar as batatas com a casca na água e sal ate ficar macias depois faça um corte nelas e embrulhe a parte de baixo com papel alumínio, abra um pouco e recheie com um pouco de queijo o estrogonofe, regue um fio de azeite e cubra com o queijo ralado groso por cima e leve para gratinar.

OBS.: Aperte um pouco a batata para que fique de pé na assadeira na hora de levar ao forno.
o recheio fica a gosto pode ser feito de frango, carne, camarão, carne seca, presunto, sempre combinando um recheio cremoso com seu recheio preferido.

domingo, 30 de setembro de 2012

Petiscos de final de semana



Mais um final de semana na fazenda Granja e pra não perder o costume fizemos alguns petiscos, então vou compartilhar com vocês alguns deles

 Petiscos

Gratinado de carne seca com batata.

tortinhas de massa folhada recheada com cebola caramelada e queijo.

   
 Kibe de forno

 Creme de abobora com camarão

Batatas Bravas

Caipirinha de limão

carpaccio de carne seca 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lasanha

Lasanha ao molho bolonhesa rose.


mousse de maracujá


INGREDIENTES:

01 Lata de leite condensado
02caixas de creme de leite
01 lata de suco concentrado de maracujá (a medida da lada do leite condensado)
01 envelope de gelatina sem sabor
01 maracujá pra decorar

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata por uns 2min., derreta a gelatina conforme a embalagem e junte  bem devagar com  liquidificador ligado aos demais demais ingredientes coloque em um recipiente e leve a geladeira quando estiver firme coloque a polpa do maracujá pra  decorar e volte a geladeira ate que fique firme.






terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lombo Recheado


Mais um prato de fim de semana


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sanduíche de frango


Sanduíche de forma com recheio de frango



IN         INGREDIENTES:
01 pacote de pão de forma sem casca
01 peito de frango
01 pote de maionese
+ou- 150g de mozzarella picada
01 cenoura ralada
01 lata de milho verde
01 xicara de leite
01 tablete de calde de legumes
01 bisnaga e catupiry ou requeijão cremoso de bisnaga
Batata palha
Pimenta biquinho para decorar



MODO DE PREPARO:
Bata o leite morno com o caldo de legumes no liquidificador e reserve para umedecer o pão

Desfie o peito de frango no processador, triture o queijo também no processador, dai misture os dois com a cenoura ralada o milho verde, a maionese e duas colheres do leite morno.

Com a forma forrada com filme plástico forre o fundo com as fatia de pão e umedeça com um pouco do leite em seguida coloque uma parte do recheio e vá fazendo camadas e sempre umedecendo o pão depois deixe uns 20min. na geladeira antes de desenformar.
Desenforme e cubra com o queijo catupiry, decore com a batata palha e a pimenta biquinho.

Obs.: A pimenta biquinho não arde, ela é pra efeito decorativo e muito saborosa.






ING



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Queijos

Queijo Minas
Características
É o queijo mais consumido em nosso país, seja pela facilidade em produzi-lo, seja pela vasta distribuição no mercado, sem falar no seu sabor que agrada ao paladar dos brasileiros. As variedades de queijo das diferentes regiões queijeiras de Minas Gerais distinguem-se umas das outras. O leite é diferente em razão do clima, do solo, da raça e da alimentação das vacas que dá a identidade para cada queijo.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escondidinho

Escondidinho Tropical

Escondidinho tropical: com carne de sol, carne de fumeiro, banana da terra frita e queijo coalho

Horta

Colhendo Ervas e temperos

A horta
 Alface

Cozinha gourmet

Inauguração da cozinha Gourmet.


Cozinha Gourmet na Faz. Granja, São Gonçalo dos Campos - Ba.

Picanha Suína.

Picanha Suína na chapa.

Picanha suína na chapa com farofa de banana da terra e manteiga de garrafa e aipim frito selado ao forno na manteiga de garrafa.



domingo, 8 de julho de 2012

Petiscos de São João


Mais alguns pratos que fiz no são João

Bolinho de Bacalhau
Lula na  Chapa
 Casquinha de Siri


Asa de Frango recheada

Asinha recheada

Essa asinha foi um dos petiscos que fiz no São João

quinta-feira, 14 de junho de 2012


panqueca de carne com molho de tomate


INGREDIENTES:
01 copo de leite
01 copo de farinha de trigo
02 Ovos



MODO DE PREPARO:
Bata tudo no liquidificador, em uma frigideira anti aderente vá colocando a massa e fazendo os discos e deixando em um pano seco para não amolecer a massa, depois é só rechear com a carne moída colocar o molho por cima e polvilhar o queijo parmesão ralado e levar pra gratinar.

O recheio fica a gosto, pode ser carne, frango, legumes, queijo.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Kibe de forno


Um delicioso kibe de forno com gostinho árabe


INGREDIENTES:
800 g de carne moída
02 xc. De trigo hidratado
02 xc. Hortelã
01 colher de café de Cominho e pó
01 colher de café de pimenta do reino em pó
01 pitada de canela em pó
01 pitada de pimenta caiena
01 pitada de noz moscada
03 dentes de alho
01 cebola picada
Sal a gosto



MODO DE PREPARO:
Em um pilão (eu uso um de madeira) faça o tempero amassando o alho, sal, hortelã, pimenta do reino, cominho, noz moscada e acanela ate formar uma pasta em seguida misture a carne moída com o trigo já hidratado com duas xícaras de agua quente (deixe o trigo hidratar e esfriar) junte em seguida o tempero e a cebola picada e misture bem ate que fique bem uniforme, unte uma travessa de vidro com azeite e coloque a massa e vá espalhando com a mão, faça cortes na diagonal regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido por +ou- 40min.


OBS.: A mistura da pimenta caiena, canela nos moscada substituem a pimenta síria que na verdade são ingredientes que formam a mesma.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crepe


Hoje ao chegar em casa resolvi fazer um lanche, então escolhi o crepe e fiz um com nutella com coco(creme de avelã com cacau) e fiz um de geleia com sorvete de morango mais pode ser feito com diversos recheios ate mesmo recheios salgados, fica a critério de sua imaginação.

Crepe de geleia de morango com sorvete 

Crepe com nutella e coco



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Suflê

Suflê de legumes


INGREDIENTES:
02 colheres de sopa de manteiga
04 colheres de sopa de farinha de trigo
300 ml de leite morno
01 cebola ralada
03 ovos
100g de queijo parmesão ralado
01 colher de chá de fermento
200g de vagem cozidas e picadas
200g de cenoura em cubos cozidas
200g de batata em cubos cozidas

MODO DE PREPARO:
Derreta a manteiga e doure a cebola ralada deixe murcha dai junte a farinha de trigo ate que cozinhe a farinha formando um roux (massa base para o suflê) depois fora do fogo junte o leite morno ate engrossar depois que ferver bem apague o fogo.
Junte o parmesão as gemas e as verduras cozidas e misture bem, bata as claras em ponto de neve com o fermento e junte com os demais ingredientes mexendo bem devagar e coloque em um pirex de vidro untado e polvilhado com farinha de rosca e leve ao forno preaquecido por +ou- 30min. a depender do forno.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Focaccia

Focaccia


Focaccia é uma massa de origem italiana, achatada (com no máximo 2 cm de altura) e macia, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim.

Gastronomia

Alex Atala


Milad Alexandre Mack Atala ( o Alex Atala) para mim uma grande referência, um revolucionador da gastronomia brasileira.


Especiarias

Especiarias

As comidas bem temperadas não são necessariamente as que fazem arder a língua. As especiarias são uma complexa variedade de produtos aromáticos que fazem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes - e apenas algumas, como o piri-piri, as pimentas e o gengibre, picam na língua.
Uma especiaria parcimoniosamente adicionada a um prato suave pode torná-lo extremamente agradável. Também pode ser um tempero miraculoso no último momento para muitas coisas, tanto salgados como doces; por exemplo, noz-moscada ralada sobre os legumes, pudins de leite e pratos de queijo, ou sementes de alcaravia adicionadas a batatas doces e abóbora.
O cardamomo é maravilhoso, não só com carne, criação e peixe - uma vagem ou duas esmagadas transformam uma caldeirada -, mas também para adicionar um perfume mágico aos pudins de leite e aos gelados. Nos pratos salgados de todos os tipos, a mistura de cardamomo com alho e gengibre fresco é uma das combinações mais apetitosas que existem. A canela é outra especiaria que faz realçar tanto os pratos salgados como os doces; é especialmente boa no frango, utilizando-se paus inteiros para dar gosto a um estufado. A tosta de canela - pão frito em manteiga e barrado com canela em pó - é irresistível.
Tal como é melhor utilizar ervas frescas, também o sabor das especiarias é mais pronunciado quando as compramos inteiras e apenas as moemos quando necessitamos delas. Antes de usar especiarias (inteiras ou moídas) convém aquecê-las rapidamente numa frigideira seca, para realçar os aromas. Se puder tenha um moinho de café eléctrico que use só para moer especiarias, mas pode limpar o seu moinho de café e servir-se dele, ou utilizar um almofariz, embora isso seja mais difícil com as especiarias mais duras, como a canela, o cravinho-da-índia e o anis-estrelado. No Norte de África e no Médio Oriente, geralmente, põem uma vagem de cardamomo em infusão no café.
Poderá fazer experiências com diferentes especiarias, do mesmo modo que com as ervas, as pessoas ficam intrigadas com o gosto difícil de definir de uma determinada especiaria num certo prato. Também poderá fazer a sua própria mistura de especiarias, para usar nos pratos, como as donas de casa fazem na Índia. Um cuidadoso tempero da comida parece animar as pessoas, e as comidas condimentadas, numa festa, são quase sempre mais notadas e mais recordadas.
É geralmente difícil saber que bebida servir com comida muito condimentada; a cerveja combina geralmente bem e, se quiser festejar-se algum acontecimento, poderá servir champanhe ou qualquer outro vinho espumoso.

domingo, 27 de maio de 2012

fettuccine

fettuccine ao molho de manjericão




Moela ao molho

MOELA PICANTE AO MOLHO DE TOMATE



INGREDIENTES:
1 kg de moela limpa e cortado em dois
2 Cebolas grandes picadas
3 Dentes de alho picados
1 Pimentão vermelho
6 Tomates sem semente cortados em cubo
1 Colher de café de pimenta calabresa
1 Colher de café de cominho
1 Sachê de molho  de tomate
1 Folha de louro
Azeite extra virgem
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Em um panela de pressão refolgue a moela no azeite junto com a cebola e o alho, depois coloque os demais ingredientes, mecha tudo e acrescente 300 ml de água o molho de tomate e coloque a tampa e deixe ferver, assim que der pressão abaixe o fogo e deixe por 15min. apos os 15min retire da pressão e deixe ferver ate que o caldo reduza e fique um molho mais encorpado.

Esse é um tira gosto de boteco e muito saboroso, a moela fica molinha derretendo na boca e acompanha bem com pão, vale muito a pena.

Quem não gostar da pimenta não coloca a pimenta calabresa ou se preferir colocar menos.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Comida de Boteco

Queijo coalho com chips de batata doce


Rosbife

Rosbife com molho pesto


IMGREDIENTES:
Filé
Pimenta do reino
Azeite
Sal




sábado, 5 de maio de 2012

Sopa creme de ervilha

SOPA CREME  DE ERVILHA

INGREDIENTES:
500g de ervilha seca
6 ossinho de costela defumada
1 paio
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Coentro
1 pitada de páprica doce
1 pitada de pimenta caiena (ou a seu gosto)
Azeite extra virgem
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Refogue o paio com a cebola e o alho picado no azeite, depois junte a costela defumada e deixe dourar bem, dai coloque a ervilha e refogue por mais uns 3min, coloque o coentro picado a folha de louro e 1,5l de água, tempere com a páprica doce e deixe ferver até que a ervilha fique macia.
Retire as costelas e bata toda a sopa no liquidificador ate obter uma sopra cremosa volte à sopa para a panela e se estiver grossa corrija a água e deixe ferver por uns 4min e esta pronta. Sirva com a costela enfeitado o prato e bom apetite.





sábado, 28 de abril de 2012

Salada na cestinha de parmesão

Salada na cestinha de parmesão


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Torta de tapioca de liquidificador

TORTA DE TAPIOCA COM DOCE DE LEITE


INGREDIENTES:
500 ml de leite de coco
4 ovos
1 l de leite condensado
60g de açúcar
2col. De sopa de manteiga
1xc. De farinha de trigo com fermento
1 pac. de coco ralado
2xc. Tapioca granulada

MODO DE PREPARO:
Bata o leite de coco, os ovos, o leite condensado, a manteiga, a farinha de trigo e o açúcar no liquidificador e coloque em um recipiente juntando com a tapioca e o coco ralado, mexa com uma colher e despeje a massa em uma forma untada e polvilhada, leve ao forno e uma tep. de 180º por 50min a 1h ou ate que esteja dourado. 

Queijo provolone empanado


Queijo Empanado


INGREDIENTES:

Queijo provolone
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Ovos
Pimenta do reino
Orégano
Sal
Óleo para fritar

MODO DE PREPARO:
Corte os cubos de queijo depois passe na farinha de trigo, nos ovos levemente batido, na farinha de rosca temperada com o oregano e a pimenta do reino e o sal (cuidado com o sal pois o queijo ja é salgado), passe novamente no ovo e na farinha de rosca novamente, deixe no congelador em um recipiente com farinha de rosca para ficar bem congelado e não desmanchar na hora de fritar.

Frite em óleo quente e sirva com molho de tomate com manjericão.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Peixe assado na brasa

Peixe grelhado na brasa
Entre picanhas, calabresas e bode no churrasco na fazenda nesse final de semana resolvi fazer um peixe assado na brasa, peguei então umas merluza inteiras abri e tirei a espinha central temperei com sal, alho, limão e pimenta, passei azeite de oliva e pus na grelha para assar. Fica com a pele crocante e carne macia, muito bom.

Bom apetite


GALINHADA CAIPIRA

GALINHADA CAIPIRA


INGREDIENTES:
1 galinha caipira
500ml de cerveja
4 cebola
6 tomates
3 pimentões
1 ramo  de coentro
1 ramo de cebolinha
8 dentes de alho
3 folhas de louro
50ml de shoyo
100ml de azeite
1 colher de sopa de cominho
Pimenta do reino
sal
4 colheres de sopa  extrato de tomate
3 a 4 xícaras de arroz parabolizado


MODO DE PREPARO:

MARINADA:
Tempere a galinha com sal, cominho, pimenta do reino, alho picado, cebola picada, coentro e
Cebolinha picadas, 50 ml de azeite, shoyo e a cerveja e deixe de um dia para o outro.

PREPARO DA GALINHADA:
Coloque o restante do azeite na panela e junte a galinha com os temperos sem o caldo da marinada e deixe dourar, dai junte o caldo da marinada o restante da cebola, tomate, pimentão o tempero verde (coentro e cebolinha picados), o extrato de tomate +ou- 500 ml de água e deixe cozinhar a galinha por +ou- 40min ou até que ela fique ao dente que é o ponto de acrescentar o arroz e terminar o cozimento, mexendo sempre levemente e corrigindo a agua se preciso até que cozinhe o arroz e fique levemente úmido e cozido.

OBS.: fica extremamente saborosa apesar da aparência questionada por alguns que viram e não tiveram a oportunidade de experientar, vale a pena.

Prato assinatura, Beto Almeida.


domingo, 11 de março de 2012

picles de biribiri

Biribiri em conserva


INGREDIENTES:

Biribiri
Azeite de oliva
Alho
Pimenta
Pimenta do reino em grão
Sal




Caldo de Sururu

CALDO DE SURURU


INGREDIENTES:
1Kg de sururu
600g de Camarão seco
300g de amendoim
300g de castanha de caju
1l de leite de coco
100 ml de azeite de dendê
50 ml de azeite de oliva
3 pimentões
4 cebolas
4 tomates
1 ramo de coentro
1 ramo de cebolinha
4 dentes de alho
1 colher de sopa de cominho
400g de farinha de mandioca
Sal
MODO DE PREPARO:
Lave bem o sururu com limão e cate os resíduos que fica das cascas ou impurezas do mar.
Tempero 1:
Retire os olhos da cabeça do camarão e bata no liquidificador com a castanha e o amendoim e o cominho ou (pimenta e cominho) com 1l de agua e reserve.
Tempero 2:
Bata no processador a cebola, tomate, pimentão, alho e o tempero verde (coentro e cebolinha).
PREPARO:
Na panela coloque o sururu com o tempero 2, o camarão seco e deixe refolgar com o azeite de oliva por uns 20min. Depois junte o tempero 1 e deixe ferver mexendo sempre, junte o leite de coco o azeite de dendê e deixe cozinhar todos os temperos  por mais 20min. Complete a panela com a agua e deixe levantar fervura novamente, quando estiver fervendo bata no liquidificador a farinha com +ou- 1l de agua e despeje na panela para que o caldo engrosse, deixe a farinha cozinhar, verifique o ponto do sal a espessura do caldo e esta pronto.
Essa receita rende +ou- 11litros de caldo que é a capacidade da minha panela, então atenção com a quantidade da agua, eu sempre deixo um pouco menos para quando colocar a mistura da farinha chegar à quantidade certa.

OBS.: a quantidade de farinha que vai determinar a espessura do caldo, então atenção para as quantidades.
Beto Almeida

  © Template Recipes by Emporium Digital 2008

TOP